Base de Nunes vê imposição por apadrinhado de Milton Leite na Câmara e reage

Vereadores ligados ao prefeito de São Paulo querem a manutenção de Ricardo Teixeira

  • Por Beatriz Manfredini 
  • 31/10/2025 09h30
  • BlueSky
André Bueno/Rede Câmara Milton Leite fala ao microfone com aliados ao fundo, inclusive Ricardo Nunes A discussão tem incomodado Milton Leite, ex-presidente da Câmara e ex-vereador por décadas, muito influente na capital paulista

Vereadores da base aliada do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não pretendem apoiar o nome do vereador Silvão Leite (União Brasil) à presidência da Câmara de Vereadores. Em vez disso, se articulam para votar, no dia do pleito, em 15 de dezembro, pela manutenção do nome do atual presidente, Ricardo Teixeira (União Brasil). Fontes ouvidas pela coluna afirmam que Silvão “não tem autonomia para ser líder” e “não conseguiu conquistar liderança” na Casa. “Os vereadores não querem aceitar. Essa coisa de querer impor [um nome] não pega bem”, disse uma delas.

A discussão tem incomodado Milton Leite, ex-presidente da Câmara e ex-vereador por décadas, muito influente na capital paulista. Quando deixou o comando da Casa, em 2024, Leite – que é presidente do União em São Paulo – costurou um acordo em que condicionava o apoio da sigla a então candidatura de Nunes à reeleição ao cargo de chefe do Legislativo. No desenho, o que ficou acertado era que o presidência da Câmara Municipal seria do partido – no caso, na figura de Silvão, seu apadrinhado.

Como Silvão está no primeiro mandato – foi eleito em 2024 -, a presidência naquele ano ficou com Teixeira, mais experiente. Mas Milton Leite esperava a troca para 2025. “O acordo era construir uma candidatura de um vereador do União Brasil, obviamente dependendo do nome, e isso foi feito, com consenso em torno do Ricardo Teixeira. Está sendo cumprido”, frisou um aliado do prefeito, descartando a possibilidade de insatisfação por parte de Milton.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Milton Leite foi presidente da Casa quatro vezes. Quando decidiu se aposentar, lançou Silvão, que era chefe de seu gabinete, e também Silvinho Leite, que exercia a mesma função no gabinete da Subprefeitura de M’Boi Mirim. Silvinho também foi eleito no ano passado.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.