Alcolumbre descarta ler requerimentos para criar CPMI do Banco Master
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), descartou ler nesta quinta-feira (21), os requerimentos de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar irregularidades do Banco Master.
Em resposta às questões de ordem apresentadas por parlamentares durante a sessão conjunta da Câmara e do Senado, Alcolumbre ressaltou que a leitura dos pedidos é um “ato discricionário” da Mesa do Congresso Nacional.
“A presidência esclarece que, conforme disposto no parágrafo 2º do artigo 156 do Regimento Interno do Senado Federal, primeiro subsidiário do Regimento Comum, as matérias do expediente serão objeto da leitura a juízo do presidente. Além disso, o inciso 1 do parágrafo único do artigo 214 do mesmo regimento do Senado dispõe que requerimentos de leituras de matérias devem ser objeto de despacho da presidência”, justificou.
O senador também destacou que a sessão conjunta foi convocada apenas para análise de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que liberam a doação de bens, valores ou benefícios pela administração pública durante o período eleitoral, mesmo para municípios inadimplentes.
“Nós temos hoje, no Brasil, mais de 5.034 municípios que estão aguardando esta sessão. Dos 5.034 municípios brasileiros, ou seja, 92% dos municípios de todas as regiões do Brasil, estão impedidos. E se nós não deliberarmos esse assunto o mais rápido possível, nós vamos, infelizmente, continuar transferindo para esses municípios esta responsabilidade de obras inacabadas sem o recurso na conta do convênio, de obras paralisadas com crítica de toda a ordem”, argumentou Alcolumbre.
Assuntos
continue lendo
Política
‘Na época deles, bandido virou banqueiro; no meu, prisioneiro’, diz Lula sobre gestão Bolsonaro
O chefe do Executivo comentou sobre o escândalo do Banco Master e dos descontos em benefícios do INSS durante comício em Porto Alegre
- Caso Master: Mendonça retira sigilo de casos ‘Dark Horse’, Jaques Wagner e Ciro Nogueira Júlia Mano · há 8 horas
- TSE rejeita por unanimidade o registro de candidatura de Pablo Marçal Agência Brasil · há 8 horas
- Mendonça amplia retirada de sigilos e libera processos cobrados pela PGR no caso Master Matheus Alleoni · há 8 horas
- Lula e Flávio empatam como os mais rejeitados com 46%, diz Datafolha Jovem Pan · há 9 horas