Alcolumbre descarta ler requerimentos para criar CPMI do Banco Master
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), descartou ler nesta quinta-feira (21), os requerimentos de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar irregularidades do Banco Master.
Em resposta às questões de ordem apresentadas por parlamentares durante a sessão conjunta da Câmara e do Senado, Alcolumbre ressaltou que a leitura dos pedidos é um “ato discricionário” da Mesa do Congresso Nacional.
“A presidência esclarece que, conforme disposto no parágrafo 2º do artigo 156 do Regimento Interno do Senado Federal, primeiro subsidiário do Regimento Comum, as matérias do expediente serão objeto da leitura a juízo do presidente. Além disso, o inciso 1 do parágrafo único do artigo 214 do mesmo regimento do Senado dispõe que requerimentos de leituras de matérias devem ser objeto de despacho da presidência”, justificou.
O senador também destacou que a sessão conjunta foi convocada apenas para análise de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que liberam a doação de bens, valores ou benefícios pela administração pública durante o período eleitoral, mesmo para municípios inadimplentes.
“Nós temos hoje, no Brasil, mais de 5.034 municípios que estão aguardando esta sessão. Dos 5.034 municípios brasileiros, ou seja, 92% dos municípios de todas as regiões do Brasil, estão impedidos. E se nós não deliberarmos esse assunto o mais rápido possível, nós vamos, infelizmente, continuar transferindo para esses municípios esta responsabilidade de obras inacabadas sem o recurso na conta do convênio, de obras paralisadas com crítica de toda a ordem”, argumentou Alcolumbre.
Assuntos
continue lendo
Política
Nunes Marques determina volta do canal ‘Exército do Lula’
Canal de WhatsApp havia saído do ar na noite de terça-feira (13)
- O que muda para o trabalhador com a aprovação da PEC de fim da escala 6×1? Jovem Pan · há 4 minutos
- Senado aprova fim da escala 6×1 com redução da jornada para 40 horas semanais Jovem Pan · há 9 minutos
- Senado aprova fim da escala 6×1 com redução da jornada para 40 horas semanais em 1º turno Jovem Pan · há 18 minutos
- PSD pede ao STF para restabelecer 2º turno da eleição a governador do RJ Jovem Pan · há 2 horas