Conselho de Ética sorteia novos deputados para lista tríplice em caso de motim na Câmara
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados sorteou, nesta terça-feira (21), os deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Josenildo (PDT-AP) para a compor a lista tríplice para assumir a relatoria de pedido de suspensão dos mandatos de parlamentares que fizeram motim na Casa em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O sorteio foi reeditado após Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) pedirem para sair da lista anteriormente disposta. Agora, podem ocupar a relatoria do caso, além de Moses e Josenildo, o deputado Albuquerque (Republicanos-RR). Caberá ao presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC), escolher quem exercerá a função.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Essa é a primeira fase da tramitação da representação contra os parlamentares. A representação com a sugestão de punições foi enviada pela Corregedoria da Câmara, chefiada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA). Foram alvo do pedido de suspensão do mandato por 30 dias os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Os três tentaram impedir fisicamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de assumir a cadeira do plenário da Casa para retomar a votação de propostas legislativas.
Segundo as regras do Conselho de Ética, só poderia fazer parte dessa relatoria parlamentares que não são do mesmo partido ou Estado de Eduardo ou do mesmo partido de quem fez a representação.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”2070185,2056307,2056319″]
Assuntos
continue lendo
Política
De Bolsonaro a Mendonça: veja alvos do inquérito das fake news usado por Moraes
Aberto em 2019 por determinação de Dias Toffoli, o caso investiga ataques contra ministros do STF e já alcançou aliados do ex-presidente e o PCO
- De deputado a candidato ao Senado: conheça Eduardo da Fonte Nícolas Robert · há 11 minutos
- Lula diz que escala 6×1 é ‘batalha’ contra quem se opõe ao descanso Estadão Conteúdo · há 32 minutos
- De vereadora a candidata ao Senado: conheça Marília Arraes Nícolas Robert · há 1 hora
- Fachin pede manifestações da PGR e Mendonça sobre acusações de Moraes Nícolas Robert · há 3 horas