Governo Lula nega envolvimento em ação hacker contra o Paraguai
“O governo do Presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria. A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da ABIN em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, diz nota divulgada pelo governo federal.
O planejamento da operação de espionagem teve início ainda na gestão da agência durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a ação foi executada com a autorização do atual diretor da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa, segundo a notícia. A ação invadiu computadores para obter informações sigilosas relacionadas à negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu. A Polícia Federal apura agora se a operação hacker contra o governo do Paraguai teve caráter ilegal.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
De acordo com a gestão, o atual diretor-geral da Abin encontrava-se, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado, e somente assumiu o cargo em 29 de maio de 2023. “O governo do Presidente Lula reitera seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e com todos seus parceiros na região e no mundo.”
Assuntos
continue lendo
Política
TSE proíbe uso de imagem de Bolsonaro em propaganda de deputado
Lucas Bove utilizou imagem do ex-presidente em materiais de campanha
- ‘Está muito mais para bandido do que para juiz’, diz Zema sobre ministros do STF Estadão Conteúdo · há 14 minutos
- TRE-RJ rejeita candidatura de Cristiane Brasil e pede investigação contra DC Estadão Conteúdo · há 52 minutos
- Lula sugere ao Corinthians vender Fazendinha para quitar dívida com a Caixa Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Defesa do pai de Vorcaro pede a Fachin para mudar prisão para regime domiciliar Bruno Pinheiro · há 4 horas