Gustavo Gayer e Gracinha Caiado são eleitos para o Senado por Goiás
Gustavo Gayer (PL) e Gracinha Caiado (União Brasil) foram eleitos neste domingo (4) para o Senado pelo estado de Goiás.
Quem é Gracinha Caiado
Esse foi o primeiro pleito em que Maria das Graças Landim de Carvalho Caiado, conhecida como Gracinha Caiado, disputou cargo político. É natural de Feira de Santana, cerca de 100 km da capital baiana, Salvador. Formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Posteriormente, ingressou no movimento agropecuário por meio da União Democrática Ruralista (UDR), onde ocupou cargo de diretora do braço baiano da organização. Em 1986, durante reunião da instituição, conheceu o esposo, Ronaldo Caiado. Eles se casaram quatro anos depois, em 1990. Da união, nasceram: Maria e Marcela.
Gracinha atuou ao lado de Caiado ao longo da trajetória política do esposo. Ele foi deputado federal por cinco mandatos seguidos, senador e governador de Goiás por duas vezes.
Durante a passagem de Caiado pelo Congresso, Gracinha trabalhou nos escritórios de representação parlamentar fixados em Goiânia. Como primeira-dama de Goiás, de 2019 a 2026, atuou em projetos sociais.
Foi coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do governo estadual. Em seu site de campanha, afirma que liderou a criação do programa Goiás Social, que integra diversas iniciativas, como Mães de Goiás, Aluguel Social, Bolsa Estudo e Crédito Social.
Também foi presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A fundação sem fins lucrativos concede assistência social.
Caiado foi um dos primeiros a se colocar como pré-candidato à Presidência em 2025. No entanto, o presidenciável enfrentou a falta de apoio do então partido, o União Brasil. A legenda estava resistente em lançar candidato próprio à corrida nacional e, por fim, optou por permanecer neutra.
Com o objetivo de participar do pleito presidencial, Caiado deixou a legenda. Em março, oficializou a filiação ao PSD. Diferente do esposo, Gracinha optou por permanecer no União Brasil.
Quem é Gustavo Gayer
Gayer nasceu em 13 de abril de 1981, em Goiânia. É herdeiro político em Goiás. Sua mãe, Maria da Conceição Gayer (1949–2006), foi secretária-geral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) goiano, fundou o braço estadual do Partido Democrata Cristão (PDC), extinto em 1993, vereadora de Goiânia e deputada estadual. Seu bisavô Plínio Gayer (1898–1953) foi vereador e prefeito de Caiapônia, cidade a cerca de 318 km da capital goiana, e deputado federal.
Por meio de seu canal no YouTube, Gayer ganhou visibilidade por se opor às medidas de isolamento implementadas durante a pandemia de covid-19 e por questionar as vacinas. Em maio de 2020, compartilhou em suas redes sociais que uma manifestação de enfermeiros em Brasília era falsa. O ato reuniu profissionais da saúde na Esplanada dos Ministérios para homenagear colegas que morreram nos primeiros meses da pandemia.
O Google apresentou, em 2021, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid um relatório sobre perfis que mais lucraram com a divulgação de informações falsas durante a pandemia. De acordo com o documento, o canal de Gayer foi o segundo mais lucrativo, com recebimento de cerca de US$ 7,95 mil (equivalente a R$ 40,71 mil) em 56 vídeos. A informação foi noticiada à época pelo jornal O Globo.
Gayer lançou-se à disputa de cargo político pela primeira vez em 2020. Disputou a prefeitura de Goiânia pelo Democracia Cristã (DC). Inicialmente, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura por não ter sido apresentada certidão criminal. O parlamentar terminou a disputa em quarto lugar.
Em 2022, Gayer disputou assento na Câmara dos Deputados por Goiás. Foi o segundo mais votado no estado. Recebeu 200.586 votos, equivalente a 5,82%.
O parlamentar é casado com Ethienne. O casal tem dois filhos: Gabriel e Maria Fernanda.
Assuntos
continue lendo
Política
Daniel Vilela é reeleito ao governo de Goiás
Ele comandará o Executivo estadual por mais quatro anos
- Capitão Contar e Reinaldo Azambuja são eleitos senadores por Mato Grosso do Sul Jovem Pan · há 2 minutos
- Aliados de Lula atribuem resultado no Congresso a ‘confabulação política’ João Vitor Revedilho · há 2 minutos
- Marília Arraes e Humberto Costa são eleitos senadores de Pernambuco Nícolas Robert · há 4 minutos
- Jerônimo Rodrigues vence no 1º turno e é eleito governador da Bahia Fernando Keller · há 7 minutos