JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Política

Haddad chama de ‘histórico’ aprovação do acordo UE-Mercosul: ‘Novo caminho de pluralidade’

Depois de 25 anos de tratativas, a União Europeia deu o aval, nesta sexta-feira (9), para aprovação do acordo comercial entre os dois blocos

Sarah Américo

fernando haddad
fernando haddad WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou a assinatura do acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul. “Acordo histórico, não apenas pelo seu significado econômico, mas sobretudo pelo significado geopolítico”, escreveu o ministro em sua conta do X. “Uma nova avenida de cooperação se abre nesse momento conturbado, mostrando um novo caminho de pluralidade e oportunidade”, acrescentou.

Depois de 25 anos de tratativas, a União Europeia deu o aval, nesta sexta-feira (9), para aprovação do acordo comercial entre os dois blocos. A previsão de assinatura do acordo é no dia 17 de janeiro. A aprovação abre caminho para um dos maiores pactos de livre comércio do mundo, que envolve um mercado combinado de 718 milhões de pessoas e um PIB somado de US$ 22,4 trilhões, segundo o presidente.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Apesar do aval, ainda é necessário a aprovação do Parlamento Europeu para que o acordo realmente seja concretizado, assim como também é necessária a assinatura do Congresso do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os países sul-americanos só devem assinar o acordo depois do aval dos europeus.

[jp-related-posts ids=”2094140,2094133″]