Alemanha reafirma não reconhecimento da Palestina em meio à crise humanitária em Gaza
Um representante do governo alemão declarou que Berlim não tem a intenção de reconhecer a Palestina como um Estado, argumentando que tal ato poderia comprometer os esforços para alcançar uma solução de dois Estados em conjunto com Israel. Segundo Stefan Kornelius, o reconhecimento da Palestina deve ser uma consequência de um processo de negociação bem-sucedido.
Essa declaração foi feita em um momento crítico, quando a ONU anunciou que a fome já se instalou em Gaza. Tom Fletcher, diretor de ajuda humanitária da do órgão, ressaltou que a crise atual “poderia ter sido evitada” se não houvesse a “obstrução sistemática” por parte de Israel. A situação humanitária na região se agrava a cada dia.
Atualmente, cerca de 75% dos 193 países que compõem a ONU já reconheceram a Palestina como um Estado. O Brasil é um dos países que fazem parte desse grupo, ao lado de nações como Portugal, Espanha, Noruega e Eslovênia, que também se manifestaram em apoio ao reconhecimento em resposta à guerra liderada pelo governo de Benjamin Netanyahu.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O chanceler Johann Wadephul enfatizou a “responsabilidade especial” que a Alemanha tem em relação a Israel, mas também reconheceu que a situação em Gaza é alarmante e não pode ser ignorada. A declaração reflete a complexidade das relações internacionais e a necessidade de um equilíbrio entre apoio a Israel e a preocupação com a crise humanitária em Gaza.
[jp-related-posts ids=”2043283,2043169″]
Publicado por Nícolas Robert
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo Trump planeja usar bomba de Call of Duty contra o Irã; entenda
Segundo a imprensa americana, o armamento seria usado em caso de retomada das ofensivas ao país
- Nova secretária de imprensa de Trump diz que China não tem banheiros adequados AFP · há 1 hora
- Democratas superam republicanos em arrecadação antes das eleições do Congresso AFP · há 2 horas
- França e Alemanha oficializam acordo que flexibiliza transição a carros elétricos AFP · há 2 horas
- Papa Leão XIV tem ‘melhora constante’ após cirurgia para retirar tumor, diz Vaticano AFP · há 6 horas