Ministério da Saúde atualiza para 13 casos suspeitos de coronavírus no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2020 16h45 - Atualizado em 04/02/2020 17h01
EFE/Str De ontem para hoje, um deles foi descartado e o número caiu para 13

O Ministério da Saúde atualizou, nesta terça-feira (4), o número de casos suspeitos de coronavírus para 13 em quatro estados: Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2). Nenhum deles foi confirmado.

De ontem para hoje, o número caiu para 13. O Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, ressaltou que, com a declaração de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), “aumentamos a atenção e o monitoramento da doença e estamos de prontidão para adotar medidas de contenção”.

Mesmo sem casos confirmados, a pasta declarou estado de emergência em saúde pública para facilitar a contratação de aeronaves, equipes médicas e insumos para trazer os brasileiros que estão em território chinês. Segundo o Secretário Executivo João Gabbardo, “os formulários já foram distribuídos” e serão encaminhados para o governo brasileiro.

Reunião

O governo informou também que antecipou para esta quinta-feira (6) uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e decidiu focar em uma pauta única, o coronavírus. Além disso, serão convidados secretários estaduais da saúde, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e os secretários municipais das capitais brasileiras.

Os assuntos abordados serão, por exemplo, a logística dos laboratórios, o atendimento aos pacientes e, quando começarem a ser prestados serviços de assistência, qual a organização de cada Secretaria Estadual de cada capital do País.

“Todos os meses o Ministério da Saúde se reúne com representantes das secretarias estaduais de saúde para discutir temas da área da saúde dos estados. Nesse mês, a reunião vai ser exclusivamente sobre o coronavírus“, disse o Secretário Executivo João Gabbardo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.