Fernández celebra que Bolsonaro deseje uma ‘ligação pragmática’ com a Argentina

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2019 15h38 - Atualizado em 28/11/2019 15h57
EFE/EPA/YOAN VALAT Alberto Fernández Argentina Alberto Fernández tomou posse nesta segunda-feira (10), na Argentina

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, comemorou nesta quinta-feira (28) que o presidente Jair Bolsonaro, com quem teve várias diferenças nos últimos meses, tenha afirmado estar comprometido em ter um “relacionamento pragmático” com seu país.

“Vi com alegria que o presidente do Brasil propôs ter uma relação pragmática com o Mercosul. É o que devemos fazer. Porque o Mercosul vai superar Bolsonaro e Alberto Fernández”, disse o peronista, que assumirá a presidência no dia 10 de dezembro, durante a conferência anual da União Industrial Argentina (UIA), em Buenos Aires.

Nesta quarta (27), em Manaus, Bolsonaro se referiu a algumas palavras de seu filho Eduardo, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que na semana passada disse que o Brasil e a Argentina deveriam ter um relacionamento pragmático.

“Eduardo não é meu porta-voz. Mas neste assunto ele está certo: teremos um relacionamento pragmático com a Argentina”, disse Bolsonaro.

Para Fernández, o Mercosul é a “união definitiva” dos quatro países-membros, mas também com parceiros como Bolívia e Chile “para construir um mercado comum que permita enfrentar o desafio da globalização com outra força”.

“Vamos aprofundar o acordo com o Mercosul. O fato do Mercosul, na conjuntura, tem presidentes que pensam diferentemente, não me faz perder de vista a importância do Mercosul. Nenhuma disputa pessoal que eu possa ter me fará colocar a Argentina no lugar errado”, afirmou.

A relação entre o novo mandatário argentino – que tem Cristina Kirchner como vice – com presidente do Brasil, país que é o principal parceiro comercial da Argentina, não começou com o pé direito.

Bolsonaro, que apoiou a reeleição de Mauricio Macri nas eleições do dia 27 de outubro, disse após a vitória de Fernandez que não o parabenizaria e que com a mudança no poder, a Argentina deveria se “preparar para o pior”, considerando que Fernández seguirá o mesmo caminho populista que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alberto Fernández em inúmeras ocasiões tornou público seu apoia a Lula. O peronista chegou a chamar Bolsonaro de “misógino e violento”, embora mais tarde tenha preferido diminuir as críticas pessoais ao presidente brasileiro.

Bolsonaro garantiu que existe uma boa relação comercial com a Argentina, mas que dependerá apenas de Alberto Fernández para que continue desta forma.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.