Trump diz que debaterá crise em Gaza com Netanyahu após defender ‘limpeza’ no território
Após a defesa de uma “limpeza” em Gaza, o presidente Donald Trump se esquivou de comentar sobre a solução de dois Estados, mas planeja discutir o assunto com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Questionado sobre se apoiava a uma solução de dois Estados no Oriente Médio, um israelense e outro palestino, Trump não respondeu diretamente, sugerindo que o tema seria conversado com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. “Ele está vindo aqui para se encontrar comigo”, limitou-se a dizer Trump, na segunda-feira, a jornalistas a bordo do Air Force One, o avião presidencial americano. Sua sugestão de realocar os palestinos de Gaza gerou forte reação internacional, sendo considerada pela Liga Árabe uma tentativa de “limpeza étnica”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“[Eu] gostaria que [os palestinos] vivessem em área onde possam viver sem tanta perturbação, revolução nem violência — disse o republicano aos jornalistas a bordo do avião presidencial. — Quando você olha para a Faixa de Gaza, tem sido um inferno por tantos anos… Acredito que as pessoas poderiam viver em áreas muito mais seguras e possivelmente muito mais confortáveis.”
Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023, a situação se agravou, resultando no deslocamento de quase toda a população da região, que conta com cerca de 2,4 milhões de habitantes. A crise humanitária gerada pelo conflito tem sido alarmante, com a necessidade urgente de assistência e apoio internacional. Recentemente, um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, Egito e Catar possibilitou a troca de reféns por prisioneiros palestinos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e AFP
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1838244,1838156,1838014″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo dos EUA apoia OpenAI em ação movida pelo New York Times
Jornal alega que os poderosos modelos de IA utilizaram, sem autorização, milhões de seus artigos para treinamento
- Explosão em base militar da Bolívia deixa ao menos 58 feridos AFP · há 7 horas
- Zelensky diz que Rússia atacou sede dos serviços de segurança da Ucrânia AFP · há 7 horas
- EUA afundam 3ª barco de supostos traficantes em frente ao Equador em uma semana Jovem Pan · há 8 horas
- ONU aprova adoção de mapa-múndi com tamanho mais fiel de continentes Jovem Pan · há 10 horas