Trump decide fechar escritório da OLP em Washington
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (10) o fechamento da missão da Organização de Libertação da Palestina (OLP) em Washington (EUA).
Em comunicado, o secretário-geral da OLP, Saeb Erekat, classificou a iniciativa como “escalada perigosa”.
“Esta é mais uma afirmação da política do governo Trump para punir coletivamente o povo palestino, inclusive cortando o apoio financeiro para serviços humanitários, incluindo saúde e educação.”
A decisão de fechar a embaixada da OLP ocorre depois que os líderes da Autoridade Palestina (AP) cortaram o contato com o governo dos Estados Unidos e de o presidente Donald Trump reconhecer Jerusalém como a capital de Israel em dezembro do ano passado.
Organização
Criada em 1963, a OLP foi fundada pela Liga Árabe na tentativa de reunir os vários grupos palestinos que defendem a autodeterminação. É uma entidade política e paramilitar.
Para Erekat, a ordem de fechar o escritório da OLP em Washington mostra o quanto a administração Trump está disposta a ir contra os palestinos.
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
EUA e Escudo das Américas anunciam ação conjunta contra 24 grupos; PCC e CV estão na lista
Os Estados Unidos e outros 14 governos do continente anunciaram nesta terça-feira, 22 de setembro, a primeira ação conjunta do Escudo das Américas contra organizações classificadas pelo bloco como narcoterroristas.
- Cuba responde Trump após ele afirmar na ONU que a ilha ‘cairá’ AFP · há 15 horas
- Cuba deixa Assembleia da ONU após Trump falar em mudança de regime no país Jovem Pan · há 18 horas
- Com presença do Irã na ONU, Trump questiona se deveria ‘aniquilar’ o país Nícolas Robert · há 18 horas
- Secretário-geral da ONU fala em ‘limpeza étnica’ na Cisjordânia ocupada AFP · há 19 horas