JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 03h00 - 05h00
Mundo

Trump diz a Zelenksy que é a favor da ‘Ucrânia e da Rússia’

Encontro foi marcado por clima de tensão, com ambos os líderes trocando acusações sobre a situação da Guerra da Ucrânia

ia samy

trump e zelenksy
trump e zelenksy Handout / Ukrainian Presidential Press-Service / AFP

O encontro realizado em Washington entre DonaldTrump e Volodymyr Zelensky foi marcado por um clima de tensão, com ambos os líderes trocando acusações sobre a situação da Guerra da Ucrânia. Zelensky pressionou Trump a adotar uma postura mais firme, uma vez que o presidente americano havia demonstrado alinhamento com a perspectiva de Vladimir Putin sobre o conflito em curso. Durante a conversa, Trump fez declarações contundentes, afirmando que a Ucrânia não estava obtendo vitórias e exigindo reconhecimento pelo apoio militar que os Estados Unidos têm fornecido. “Eu sou a favor da Ucrânia e da Rússia”, disse Trump, após o ataque. Por sua vez, Zelensky defendeu que Putin deve arcar com as consequências da guerra, insistindo na necessidade de responsabilização.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Além disso, Trump sugeriu que a Ucrânia deveria considerar a possibilidade de um acordo, alertando que, caso contrário, enfrentaria repercussões. Ele também garantiu que os EUA continuariam a enviar armamentos, mas não ofereceu promessas de segurança para o país. Esse encontro ocorreu em um momento em que as negociações entre EUA e Rússia estavam em andamento, com Trump buscando uma forma de se distanciar das questões europeias. Zelensky, por sua vez, recebeu garantias de apoio significativo de aliados europeus, embora a situação se mostre complexa.

A presença de tropas da Otan na Ucrânia é um ponto de discórdia, sendo considerada inaceitável por Putin. Essa dinâmica complica ainda mais a busca por uma solução pacífica para o conflito. Em relação a um acordo sobre exploração mineral, Trump decidiu não seguir com a ideia de compensação financeira substancial. Em vez disso, optou por um compromisso de exploração conjunta, que pode levar um longo período para ser efetivado, refletindo a dificuldade em alcançar consensos em meio a um cenário tão conturbado.

[jp-related-posts ids=”1864575″]

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA