AO VIVO: Acompanhe a apuração dos votos no segundo turno das eleições 2020

Confira os resultados das eleições municipais nas 57 cidades do Brasil que foram para a segunda rodada do pleito

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2020 17h06 - Atualizado em 29/11/2020 22h09
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 29/11/2020 pessoa votando Neste domingo, 18 capitais do Brasil escolheram seus representantes durante votação em segundo turno

Neste domingo, 29 de novembro, eleitores de 57 cidades foram às urnas para escolher os próximos prefeitos, sendo 18 delas capitais de estados. A única capital que continuará sem a decisão do próximo prefeito é Macapá (AP), que teve sua eleição adiada devido ao período em que ficou sem energia elétrica. O pleito na capital do Amapá ocorrerá nos dias 6 e 20 de novembro, conforme decidiu o TSE por unanimidade no dia 19 de novembro. CONFIRA AQUI a apuração dos votos do segundo turno da sua cidade: jovempan.com.br/apuracao-eleicoes-municipais-2020. Basta digitar o nome, com acentuação. Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan sobre a apuração dos resultados das eleições municipais 2020 pelo país.


21:45 – Apuração dos votos foi encerrada em todo o país. Com isso, a Jovem Pan encerra a cobertura das eleições municipais 2020 e agradece pela companhia. Boa noite e até a próxima.


21:00 – Brasília – Índice de abstenção no segundo turno foi de 29,47%, diz TSE

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, fez um balanço sobre o processo eleitoral de 2020. Em relação ao segundo turno, Barroso informou que 26.610.978 eleitores, sem os números do Acre, por causa da diferença de fuso horário. O índice de comparecimento foi de 70,53% e o de abstenção, 29,47%. “Número evidentemente maior do que o que desejaríamos, mas é preciso ter em conta que realizamos eleições durante uma pandemia que já consumiu 170 mil vidas. Isso resultou em pessoas com o devido temor, pessoas que deixaram de votar, muitas por estarem com a doença, com sintomas ou com medo. Temia-se uma abstenção colossal. Não deixa de ser um fato que merece ser celebrado. Posso dizer que houve um comparecimento maciço às urnas”, afirmou o presidente do TSE.


20:50 – São Paulo – Abstenção na capital paulista foi de 30,81%

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a abstenção na cidade de São Paulo foi de 30,81%. Na Capital, a totalização ocorreu às 20h30.


20:12 – Acre – Tião Bocalom é eleito como prefeito de Rio Branco

Tião Bocalom (PP) venceu a eleição e foi eleito como prefeito de Rio Branco, com 62,05% dos votos. Durante toda a corrida do segundo turno, Bocalom esteve na frente de sua adversária Socorro Neri, atual prefeita, que obteve 37,95%. Bocalom recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro na última semana. Leia mais aqui.


20:04 – São Paulo – Após reeleição, Bruno Covas discursa em SP

O prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) discursou após o anúncio de sua vitória na noite deste domingo, 29. Ao lado de seu filho e do governador do Estado de São Paulo, João Doria, o atual prefeito da capital paulista fez um discurso conciliador: “São Paulo falou, São Paulo não quer divisões, São Paulo não quer o confronto. Meu avô [Mário Covas] dizia que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança. E eu, agora, acrescento: é possível fazer política sem ódio. É possível fazer política falando a verdade. Fizemos uma campanha limpa, falando da cidade de São Paulo, respeitando o eleitor. Eu sou filho e fruto da democracia, e por isso, respeito a decisão popular.” Covas afirmou que os trabalhos começarão amanhã e que, a partir de segunda, “não existe São Paulo azul ou vermelha”. O prefeito fez um agradecimento especial ao vice-prefeito Ricardo Nunces (MDB).


19:40 – São Paulo – Antes do discurso de Covas, membros do PSDB se manifestam

Antes do prefeito Bruno Covas (PSDB) discursar, outros quadros do PSDB se manifestaram sobre a vitória do aliado. O primeiro a falar foi o prefeito reeleito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB). Ausente durante a campanha de segundo turno, o vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) discursou. Depois de escândalos de corrupção e de violência contra a mulher envolvendo Nunes, a figura do vice se tornou um desafio para a reeleição do prefeito. O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, também estava presente. Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, falou antes do governador de São Paulo. Em sua fala, Doria exaltou Covas. Em seguida, teceu uma série de elogios ao partido. “Quero aqui fazer um agradecimento justo e necessário ao PSDB, ao nosso partido”, declarou.


19:40 – São Paulo – Joice Hasselmann afirma que eleitor rejeitou ‘radicalismo’

A candidata em primeiro turno à prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), utilizou o Twitter para parabenizar Bruno Covas (PSDB) pela reeleição. Em primeiro turno, Covas foi um dos principais alvos da deputada, que, em segundo turno, decidiu declarar seu apoio ao PSDBista. “Parabenizo Bruno Covas pela vitória e desejo que faça um bom segundo mandato”, escreveu. “O eleitor escolheu a experiência e rejeitou o radicalismo. São Paulo e o Brasil precisam de tranquilidade para superar tempos tão difíceis. É hora de união e soluções”, declarou Joice.


19:30 – São Paulo – Guilherme Boulos diz que vai vencer na próxima eleição

Na varanda de sua casa e acompanhado da mulher, Guilherme Boulos (PSOL) agradeceu aos eleitores pelos 40,66% dos votos que recebeu na eleição para prefeito de São Paulo. Apesar da derrota, o líder do MTST fez um discurso emocionado e grato aos apoiadores. “A gente vai ganhar, a gente vai vencer, só não nessa eleição”, declarou o candidato.


19:24 – Roraima – Arthur Henrique vence em Boa Vista com 85% dos votos

O atual vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), venceu com 85,42% dos votos. Ottaci (Solidariedade) teve 14,58% dos votos para prefeito da capital de Roraima. Leia mais aqui.


19:20 – São Paulo – Doria parabeniza Covas pela ‘expressiva’ vitória

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), parabenizou o prefeito Bruno Covas (PSDB) pela reeleição e “expressiva” vitória. Covas, vice-prefeito na época, assumiu a prefeitura em 2018 após Doria ser eleito como governador do estado. “Foi um guerreiro”, escreveu Doria em seu Twitter. “Sua reeleição representa a vitória do respeito, equilíbrio e eficiência. E a consolidação da força eleitoral do PSDB. Viva a democracia!”, disse o adversário do presidente Jair Bolsonaro.


19:16 – Alagoas – JHC é eleito prefeito de Maceió

João Henrique Caldas, o JHC, candidato do PSB à Prefeitura de Maceió (AL), superou Alfredo Gaspar de Mendonça, do MDB, com 58,58% dos votos contra 41,42% do adversário. Leia mais aqui.


19:15 – Mato Grosso – Emanuel Pinheiro é reeleito prefeito de Cuiabá

Emanuel Pinheiro (MDB) conquistou 51,17% dos votos válidos e foi reeleito prefeito da cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ele desbancou a candidatura de Abilio (Podemos), que conquistou 48,83% dos votos no município. Leia mais aqui.


19:14 – Ceará – Sarto vence e é eleito prefeito de Fortaleza

José Sarto (PDT) venceu com 51,69% dos votos e é eleito prefeito de Fortaleza. O opositor Capitão Wagner (PROS) recebeu 48,31% dos votos. Sarto foi apoiado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelos ex-governadores Cid e Ciro Gomes. Capitão Wagner recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro. Leia mais aqui.


19:01 – Rio de Janeiro – Eduardo Paes discursa após vitória

Eduardo Paes (DEM) discursou na noite deste domingo, 29, após o anúncio de sua vitória como prefeito do Rio de Janeiro. O presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM), estava ao lado do prefeito eleito. Paes cumprimentou o prefeito Bruno Covas (PSDB) pela reeleição. É a terceira vez que ele será prefeito da capital fluminense. Paes celebrou o que chamou de “vitória da política”.


19:00 – Amazonas – David Almeida é eleito prefeito de Manaus

David Almeida (Avante) venceu o ex-prefeito e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos), com 51,24%. O candidato do Podemos recebeu 48,76% dos votos. Leia mais aqui.


18:54 – Rio Grande do Sul – Sebastião Melo passa Manuela D’Ávila e é eleito prefeito de Porto Alegre

Sebastião Melo (MDB) é eleito prefeito de Porto Alegre com 54,58% dos votos. A candidata a vice-presidente em 2018, Manuela D’Ávila, recebeu 45,42% dos votos. Leia mais aqui.


18:52 – São Paulo – Matematicamente, Bruno Covas é reeleito prefeito da cidade de São Paulo

Bruno Covas (PSDB) venceu o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, e foi reeleito prefeito da cidade de São Paulo – a maior do país. Com 88,54% das urnas apuradas, o atual prefeito contabiliza 59,77% dos votos. Leia mais aqui.


18:49 – São Paulo – Boulos parabeniza Covas pela vitória

Mesmo antes do término da apuração, Guilherme Boulos, candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, ligou para o prefeito Bruno Covas, para cumprimentá-lo pela vitória no pleito. Com mais de 88% das urnas apuradas, o atual prefeito tinha 59,77% dos votos válidos.


18:47 – Pernambuco – João Campos vence Marília Arraes em Recife

O deputado João Campos (PSB), em uma disputa acirrada segundo pesquisas de intenção de voto, é eleito prefeito de Recife com 56,21%. Campos venceu a adversária Marília Arraes (PT), que teve 43,79% dos votos. Leia mais aqui.


18:45 – Rio de Janeiro – Eduardo Paes é eleito prefeito no Rio de Janeiro

Eduardo Paes (DEM) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro com 64,41%. O candidato do DEM venceu o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que recebeu 35,59% dos votos. Leia mais aqui.


18:45 – Rondônia – Hildon Chaves é reeleito prefeito em Porto Velho

O atual prefeito de Porto Velho, capital de RondôniaHildon Chaves (PSDB), foi reeleito com 54,60% votos. Chaves venceu a adversária Cristiane Lopes (PP), que recebeu 45,40% dos votos. Leia mais aqui.


18:44 – Goiás – Maguito Vilela, intubado por complicações da Covid-19, é eleito em Goiânia

O candidato Maguito Vilela (MDB), que está internado após ter sido diagnosticado com Covid-19, venceu Vanderlan Cardoso (PSD) com 52,52%. O candidato do PSD recebeu 47,48% dos votos. Leia mais aqui.


18:23 – Maranhão – Eduardo Braide é eleito em São Luís

Eduardo Braide (Podemos) foi eleito como prefeito de São Luís com 55,87%. Duarte (Republicanos), candidato do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu 44,13% dos votos. Leia mais aqui.


18:20 – TSE: Mais de 38 milhões de brasileiros foram às urnas

Segundo o último boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 38.284.410 brasileiros votaram hoje. Foram 713 urnas substituídas, uma porcentagem de 0,49% do total, com São Paulo liderando com 212 trocas.


18:18 – Piauí – Dr. Pessoa vence segundo turno em Teresina

Dr. Pessoa (MDB) é eleito prefeito de Teresina com 62,27%. Pessoa venceu Kleber Montezuma (PSDB), candidato do atual prefeito, Firmino Filho (PSDB). Montezuma recebeu 37,73% dos votos. Leia mais aqui.


18:13 – Sergipe – Edvaldo é reeleito em Aracaju

Edvaldo (PDT) é reeleito prefeito de Aracaju com 57,86%. A adversária delegada Danielle (Cidadania) recebeu 42,14% dos votos. Leia mais aqui.


18:11 – Paraíba – Cícero Lucena é eleito novo prefeito de João Pessoa

Com 100% das urnas apuradas, Cícero Lucena (PP) é eleito o novo prefeito de João Pessoa com 53,16%. O adversário Nilvan Ferreira (MDB) recebeu 46,84% dos votos. Leia mais aqui.


18:00 – Datafolha projeta vitória de João Campos em Recife e Maguito Vilela em Goiânia

O Datafolha projetou mais duas vitórias. Segundo o instituto, João Campos (PSB) deve vencer a adversária Marília Arraes (PT). O candidato Maguito Vilela (MDB), que está internado após ter sido diagnosticado com Covid-19, deve levar a melhor sob Vanderlan Cardoso (PSD).


17:53 – Espírito Santo – Delegado Pazolini eleito em Vitória

O delegado Pazolini (Republicanos) venceu o adversário João Coser (PT) com 58,63% e é eleito prefeito de Vitória. O petista recebeu 41,37% dos votos. Leia mais aqui.


17:43 – Pará – Edmilson Rodrigues é eleito em Belém

Com 98,56% das urnas apuradas, o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, é eleito prefeito de Belém com 51,76%. Delegado Eguchi (Patriota) recebeu 48,24% dos votos. O delegado havia sido apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Leia mais aqui.


17:35 – TSE: 667.714 eleitores justificaram ausência pelo e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou às 17h05 que 667.714 eleitores justificaram ausência por meio do aplicativo e-Título. O tribunal garante que, de modo geral, o aplicativo funcionou adequadamente e sem instabilidade.


17:32 – Barroso garante que resultados saem hoje ‘se Deus quiser’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, garantiu que os resultados do segundo turno serão divulgados ainda neste domingo, 29. “Nós vamos divulgar hoje, se Deus quiser”, disse Barroso.


17:30 – Belém já tem 62,72% das urnas apuradas; Datafolha projeta vitória de Edmilson

O candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, está com 51,22%, enquanto Delegado Eguchi (Patriota) soma 48,78%. O instituto Datafolha projeta vitória do Edimilson, candidato que reuniu uma frente ampla da esquerda na capital.


17:00 – Urnas são fechadas em boa parte do Brasil

As urnas eleitorais foram fechadas às 17:00 pelo horário de Brasília, encerrando as eleições 2020 nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste. As urnas ficaram abertas das 7h as 17h (considerando o horário local). No Acre, as urnas fecham às 19:00, segundo o horário de Brasília. Amazonas e estados do Centro-Oeste fecham às 18:00.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.