Veja como foi a apuração pelo Brasil

Siga a cobertura especial do site da Jovem Pan com as principais notícias da votação que vai eleger o presidente da República e 12 governadores

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2022 17h04 - Atualizado em 31/10/2022 01h03
  • BlueSky
PAULO MUMIA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO Eleitores Movimentação de eleitores brasileiros, que acompanham a apuração dos votos das eleições presidenciais

01h04 – Jovem Pan encerra a cobertura ao vivo das eleições 2022

A equipe da Jovem Pan encerra agora a cobertura em tempo real da apuração dos votos para os governos estaduais e federal neste segundo turno das eleições gerais. Agradecemos a audiência, a companhia e até a próxima.


00h52 – Veja a lista com os 39 presidentes do Brasil

Brasil foi governado por 38 presidentes ao longo da sua história. Atualmente, os mandatários são eleitos pela população a cada quatro anos. O primeiro presidente eleito foi o marechal Deodoro da Fonseca. Já o que governou por mais tempo foi Getúlio Vargas, com um mandato de 15 anos. Neste domingo, 30, o país iniciou um novo capítulo dessa história. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição, perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltará ao poder em 2023 depois de mais de 10 anos fora do cargo. Confira aqui a lista dos presidentes que governaram o país e um breve resumo da carreira de cada um deles.


00h29 – Avenida Paulista segue tomada por manifestantes petistas

A Avenida Paulista continua com movimento intenso de manifestantes petistas, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa para à Presidência da República. Inclusive, neste momento, a cantora Daniela Mercury realiza um show no local. Antes disso, Lula e aliados fizeram diversos discursos em um trio elétrico.


31/10 – 00h – Magno Malta anuncia oposição a Lula à partir de 2023: ‘Não tem conversa com essa gente’

Senador eleito pelo Estado do Espírito Santo se pronunciou através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais neste domingo, 30, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência e afirmou que não terá diálogo com o novo governo eleito. “Meu papel será cumprido, eu serei oposição. Mas não para negociar e conversar, porque não tem conversa com essa gente. Espero que todos que se elegeram com a mesma bandeira de Jair Bolsonaro tenham coragem de fazer esse enfrentamento”, pontuou. Malta também levantou suspeitas sobre a lisura na disputa ao afirmar que tem “muita coisa estranha” com o processo eleitoral.


23h50 – Líder do governo federal no Senado pontua ‘país dividido’ após Lula ser eleito presidente

Em uma breve manifestação no Twitter, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) classificou que, mesmo com a vitória de Lula na eleição presidencial, o Brasil “ainda [está] muito dividido” com um “Congresso hostil” e com a possibilidade do ex-presidente “reescrever a sua história nesse cenário adverso”. “Que os poucos mais de 50,82% de brasileiros e sua vontade soberana saibam do nosso destino”, finalizou.


23h40 – ‘Foi a guerra mais difícil que enfrentei’, diz Lula emocionado a apoiadores na av. Paulista

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na Avenida Paulista, principal via de São Paulo, para comemoração com aliados e membros da militância do Partido dos Trabalhadores (PT). Em cima de um trio elétrico, o petista fez novo pronunciamento, desta vez com acenos aos cerca de 1 milhão de apoiadores, que vestem roupas vermelhas, em sua maioria, e empunham bandeiras do Brasil e do PT. Novamente, ele agradeceu aos eleitores, reproduzindo falas de seu discurso da vitória, e disse que essa eleição é a “mais consagradora”, por representar a volta da democracia no Brasil. “Já fui presidente, já ganhei uma vez, mas essa vitória é a mais consagradora, porque derrotamos o autoritarismo e o fascismo. A democracia está de volta no Brasil, a liberdade está de volta no Brasil. O povo vai poder sorrir outra vez”, bradou o eleito. Clique aqui para saber mais.


23h30 – Bonner abre lata ao vivo e internet não perdoa: ‘É cerveja’

O apresentador William Bonner abriu uma lata neste domingo, 30, durante a apresentação ao vivo da apuração do resultado do segundo turno das eleições 2022. Na internet, o jornalista virou meme e os internautas especularam que seria uma cerveja, em referência a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a campanha eleitoral, o petista disse que o brasileiro voltaria a ter “picanha e cerveja” dentro de casa. Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Bonner brincou no ao vivo e explicou que a bebida era água. Clique aqui para saber mais.


23h20 – Alckmin afirma que apenas Lula tinha condições de vencer a ‘indústria da mentira’ e das ‘fake news’

Em sua fala na Avenida Paulista, o vice-presidente eleito falou à militância petista e considerou que seu companheiro de chapa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), era o único capaz de derrotar a “indústria da mentira, das fake news, do ódio e violência”. “Só Lula teria condição de enfrentar o uso e o abuso da máquina pública jamais vista neste país”. Alckmin também revelou ter ficado com ‘ciúmes’, já que Lu Alckmin teria trabalhado mais para eleição de Lula do que em suas campanhas anteriores. “Agradecer ao povo brasileiro e o presidente ganhou com seus compromissos: democracia, emprego, saúde, educação. Conte conosco presidente para ajudá-lo”, finalizou.


23h10 – Caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam estradas e rodovias após eleição de Lula

Em vídeos divulgados nas redes sociais, caminhoneiros apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) as divulgam ações de bloqueios e incentivam a classe a ‘travar o Brasil’ com a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma das publicações, um motorista trajado de verde e amarelo diz que há um acordo com lideranças para não liberar o livre trânsito nas estradas. “Não podemos liberar, 72 horas para o Exército tomar conta. Se precisar ficar além… Não libera nada. Joinville travou, Criciúma travou, São Paulo, Curitiba. Geral. Roubo escancarado. Nós só saímos das ruas a hora que o Exército tomar o país”, afirma.


23h – Barroso defende ‘esforço de reconciliação’ e construção de ‘consensos’ no Brasil

Após a divulgação de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o comandante do Palácio do Planalto à partir de janeiro de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que será preciso realizar um “esforço de reconciliação” e a construção de “consensos” para o país. “Ter posições diferentes não é um problema e talvez seja até desejável. O que é exigível numa democracia é que as pessoas se tratem com respeito e educação. Essa ideia de que se alguém pensa diferente de mim só pode ser um cretino a serviço de uma causa escusa precisa ser derrotada. As pessoas precisam colocar suas ideias na mesa sem essa compulsão de desqualificar o outro”, pontuou.


22h50 – ACM Neto se manifesta após derrota na eleição ao governo baiano

Superado na disputa ao cargo de governador da Bahia, ACM Neto discursou após falhar em se eleger como chefe do Executivo baiano. Em fala aos apoiadores, o candidato cumprimentou o governador eleito Jerônimo Rodrigues, bem como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelas vitórias nas urnas eletrônicas. “Nós queremos paz, queremos unidade, queremos que palanque seja desfeito a partir de hoje. Eu aqui na Bahia vou fazer minha parte. Espero que da mesma forma proceda o govenador e o presidente eleito. Estaremos acompanhando o governo, fiscalizando e cobrando”, pontuou.


22h40 – Fábio Faria reconhece resultado da eleição presidencial

Ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, Fábio Faria (PP-RN) foi às redes e agradeceu ao atual chefe do Executivo federal – derrotado nas urnas – pelo tempo em que permaneceu à frente do Palácio do Planalto. “Você resgatou o nosso orgulho de ser brasileiro. Obrigado, Jair”, disse o chefe da pasta com uma imagem junto ao candidato derrotado.


22h30 – Joe Biden liga para Lula para parabenizá-lo por vitória nas urnas

O presidente dos Estados Unidos ligou para o recém eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o parabenizou pelo êxito no retorno ao Palácio do Planalto. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”, diz trecho do comunicado divulgado pelo mandatário da Casa Branca.


22h25 – Manifestantes petistas tomam a Avenida Paulista

Horas após o anúncio por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as eleições ao Palácio do Planalto foram decididas matematicamente e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o próximo chefe do Executivo federal no próximo quadriênio, apoiadores do petista seguem na Avenida Paulista e comemoram a eleição do novo mandatário.

Avenida Paulista

Vista aérea de apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva comemorando a vitória de seu candidato durante o segundo turno das eleições presidenciais na avenida Paulista, em São Paulo


22h21 – China parabeniza Lula e Alckmin pela vitória sobre Bolsonaro

O perfil oficial da Embaixada da China no Brasil foi ao Twitter e manifestou as mais “calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho” pelo êxito em vencerem as eleições presidenciais. A representação de Pequim também expôs seus ” melhores votos por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil”.


22h15 – Eleito governador da Bahia, Jerônimo agradece e parabeniza Lula

O candidato vencedor das eleições ao cargo de governador da Bahia, Jerônimo, foi às redes sociais agradecer o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua corrida ao Palácio de Ondina. “Gratidão a todos e todas que depositaram o amor nas urnas hoje. Vamos avançar com as políticas públicas que cuidam de gente”, declarou.


22h10 – Rodrigo Pacheco pede que Lula faça um governo ‘para todos’

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se pronunciou após a vitória de Lula nas eleições presidenciais neste domingo, 30, e pediu ao petista que faça um “governo para todos”. Segundo o mandatário da Casa Alta do Legislativo brasileiro, o balanço final das eleições neste mês são “muito positivas” e que há uma “clara divisão da sociedade brasileira expressada por votações quase simétricas, muito próximas uma das outras, para um e outro candidato”. “O papel dos novos mandatários é o de buscarem reunificar o Brasil, dando um basta ao ódio”, pediu.


22h05 – Bolsonaro conquista eleitores no interior paulista e Lula vence na capital

No Estado mais rico do país, o candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL) foi o mais votado em 547 das 645 cidades do Estado de São Paulo. No total, a votação representa 55,23% do eleitorado paulista com pouco mais de 14 milhões de votos. Já o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o vencedor em 97 cidade, com 44,77% dos eleitores sendo pouco mais de 11 milhões de paulistas. Na capital, o petista venceu o candidato à reeleição por 53,54% contra 46,46%.


22h – Nikolas Ferreira afirma que gritos “de comemoração” pela eleição de Lula vão se tornar “de desespero”

Deputado federal eleito em Minas Gerais com a maior quantidade de votos no país, Nikolas Ferreira (PL-MG) se posicionou nas redes sociais após a vitória de Lula (PT) na corrida presidencial e disse que os gritos “de comemoração” de seus eleitores vão se tornar “de desespero”. “A esquerda vai plantar muita semente ruim, que cabe a nós não deixar florescer. Em todos os estados em que a gente passou no Nordeste, o Bolsonaro cresceu. Crescemos também aqui em Minas. Ou seja, o trabalho continua: eles saberão o que é oposição”, prometeu.


21h52 – Zema se diz ‘aberto ao diálogo’ e deseja sucesso ao presidente eleito Lula

Governador reeleito em Minas Gerais, Romeu Zema (PSD) desejou sucesso a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após sua eleição como presidente da República. Em uma breve mensagem no Twitter, o mineiro, que apoiou o derrotado Bolsonaro (PL), disse que está aberto ao diálogo com o petista. “Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece. Estarei aberto ao diálogo para que o Brasil possa crescer com trabalho, honestidade e respeito. Que Deus abençoe nossa nação”, afirmou o político.


21h47 – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) defende sistema eleitoral brasileiro e envia felicitações a Lula e Alckmin

Rosa Weber, mandatária da mais alta corte do Judiciário brasileiro, realizou um pronunciamento neste domingo, 30, após o fim das eleições e defendeu o sistema eleitoral brasileiro, bem como as urnas eletrônicas. Em sua fala, a magistrada afirmou que, “a despeito dos tempos conturbados por intensa desinformação e exacerbada polarização, hoje as eleições transcorreram em clima de tranquilidade”. Weber também elogiou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, seu colega de tribunal, e desejou “êxito e felicidade ao presidente e vice eleitos, para o bem do povo brasileiro”.


21h45 – Ciro Gomes reaparece e envia mensagem de apoio a Lula

Quarto candidato mais votado nas eleições presidenciais no primeiro turno, Ciro Gomes foi às redes para cumprir o que chamou de “saudável dever democrático”. Em uma breve mensagem, o pedetista mencionou Lula pela primeira vez em seu apoio após o dia 2 de outubro e desejou “toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”.


21h39 – ‘Lula deve representar todos os brasileiros e respeitar grupo que não vai estar satisfeito’, diz Diogo Schelp

Durante cobertura especial da Jovem Pan, o comentarista Diogo Schelp afirmou que, agora, é momento de pacificação, não de revanchismo. “É muito importante essa questão da pacificação e que não haja revanchismo por todo histórico de prisão e condenação. Lula será presidente de todos os brasileiros. Ele teve metade dos votos, mas deve representar a todos e respeitar que há um grupo político ou um movimento que não vai estar satisfeito com ele”, pontuou. Clique aqui para saber mais.


21h35 – Tarcísio fala em ‘tirar projetos do papel’ e diz que terá ‘relação republicana’ com Lula

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou a vitória no segundo turno das eleições 2022, reafirmou que a prioridade será tocar projetos sociais e ainda disse que vai se aproximar do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para trazer melhorias ao Estado. Após o resultado das urnas, Tarcísio celebrou a vitória sobre o petista Fernando Haddad (PT). “São mais de 13 milhões de paulistas que apostaram no nosso projeto, que nos deram esse voto de confiança para que a gente pudesse fazer um mandato de quatro anos. Agora nós somos governador de todos. Vamos governar 46 milhões de paulistas. Vamos tirar projetos do papel, investir muito no social, fazer a diferença para que possamos ter uma educação de qualidade, uma saúde de qualidade, segurança, para que a gente possa trazer investimento e com eles os empregos. Vamos fazer a diferença para todos os cidadãos do Estado de São Paulo”. Clique aqui para saber mais.


21h32 – Sergio e Rosangela Moro se manifestam após eleição de Lula à presidência da República

Nas redes sociais, o casal Moro – composto pelo ex-juiz Sergio, eleito senador, e sua esposa Rosângela, eleita deputada federal por São Paulo – se declararam oposição ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Democracia é isso: respeitar o resultado das urnas”, disse a parlamentar, que ressaltou lutar pelos interesses paulistas. Já Sergio disse que o resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade da população brasileira e disse estar “sempre do lado do que é certo”. “Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”, pontuou.


21h26 – ‘Congresso que não se identifica com a esquerda sinaliza novo tempo’, diz Roberto Motta

Em análise política sobre as eleições de 2022 na Jovem Pan News, o comentarista Roberto Motta observou que houve uma mudança substancial no cenário politico brasileiro nos últimos anos, com aumento da consciência política da população brasileira. Isso traz um olhar mais crítico no trabalho realizado pelos políticos eleitos, de acordo com Motta. “De 2014 para cá, houve um processo de consciencialização da população, com o aumento do interesse por política. Esse é um fenômeno que muitos políticos ainda não entenderam. O conhecimento que as pessoas tem do que se passa na política é muito maior, o conhecimento no cidadão comum hoje e muito maior. As coisas que os políticos conseguem fazer, ou tentar enganar, têm menor chance de serem bem-sucedidas hoje. Clique aqui para saber mais.


21h23 – ‘Não existem dois brasis; vamos restabelecer a paz entre os divergentes’, diz Lula em seu primeiro discurso após vitória

O petista, que recebeu 50,9% dos votos, disse “não existem dois brasis” e que vai governar para 215 milhões de brasileiros, não apenas para aqueles que o elegeram. Em seu primeiro discurso, Lula agradeceu a Deus por ser “muito generoso” com ele e aos eleitores que comparam às urnas. “Graças ao povo brasileiro, o povo que votou em mim, votou no adversário. Quero dar os parabéns. Me considera um candidato que teve um processo de ressurreição na política. Tentaram me enterrar vivo e estou aqui para governar esse país em uma situação muito difícil, mas tenho fé em Deus que com a ajuda do povo vamos encontrar uma saída e possa restabelecer a paz entre as famílias e divergentes”. Clique aqui para saber mais.


21h20 – Paulo Figueiredo diz que ‘parcela da população não acredita que eleição tenha sido legitima’

Durante a coberta especial da Jovem Pan, o comentarista Paulo Figueiredo comentou sobre o resultado e dos acontecimentos que antecederam o último dia de disputa. “Lula nesse momento é presidente eleito do Brasil, mas uma parcela enorme da população não acredita que essa eleição tenha sido disputada de forma legitima”, afirmou e comentou que durante o processo de campanha teve favorecimento do petista por parte do TSE. Clique aqui para saber mais.


21h16 – Alexandre de Moraes celebra ‘maior número de votos da história brasileira’

O presidente do tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo, 30, após o fim da eleição presidencial, que o pleito deste ano encerrou-se com o maior número de votos em candidatos da história brasileira, “percentualmente e em termos absolutos. De acordo com o magistrado, também houve o “maior número de votos em candidatos da história” e uma redução da taxa de abstenção entre o primeiro e o segundo turno. “Neste ano, no 1º turno, 20,95% [abstenção]. No 2º turno, diminuímos para 20,56%. Tivemos 75,86% do eleitorado efetivamente escolhendo um dos dois candidatos a presidente da República”, concluiu.


21h08 – Haddad se pronuncia após derrota e coloca-se à disposição para ajudar Tarcísio

Candidato derrotado nas urnas paulistas, Fernando Haddad (PT) falou sobre a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao cargo de governador de São Paulo. Em sua manifestação, o petista ressaltou que a “democracia é reconhecimento do resultado” e que já houve uma ligação ao seu adversário “desejando a ele que faça um bom governo”. Clique aqui para saber mais.


20h58 – Presidente da Câmara dos deputados pede pacificação no país após fim das eleições

Em entrevista coletiva após o matemático fim da eleição presidencial, Arthur Lira convocou uma entrevista coletiva e falou sobre o futuro do país pelos próximos quatro anos. O político alagoano ressaltou que “tudo o que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”. O presidente da Casa Baixa do Legislativo federal também ressaltou que já conversou com o presidente Jair Bolsonaro, derrotado na tentativa à reeleição. Clique aqui para saber mais.


20h50 – Presidentes da Argentina, França e México enviam felicitações a Lula

Através de publicações nas redes sociais, Alberto Fernandez, Emmanuel Macron e Andrés Manuel foram ao Twitter para se pronunciar à respeito da eleição presidencial. O mandatário mexicano ressaltou que “haverá igualdade e humanismo” na cadeira presidencial. Já o chefe do Executivo argentino enviou felicitações ao petista e disse que sua vitória “abre um novo tempo para a história da América Latina”. Macron, desafeto do atual presidente Jair Bolsonaro, o mandatário francês disse que a vitória de Lula irá “renovar o vínculo de amizade entre Brasil e França”.


20h40 – Simone Tebet celebra vitória de Lula nas redes

Terceira candidata mais votada no primeiro turno das eleições, a emedebista foi ao Twitter manifestar seu apoio a Lula após a vitória do petista na eleição presidencial. Então senadora, a parlamentar ressaltou que as urnas “falaram” e que a democracia “venceu”. “A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, publicou.


20h30 – Carla Zambelli promete ‘maior oposição que Lula jamais imaginou ter’

A deputada federal reeleita pelo Estado de São Paulo, Carla Zambelli (PL), foi às redes neste domingo comentar à respeito da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidenciável. Com uma passagem bíblica, a parlamentar ressaltou que “o sonho de liberdade de mais de 51 milhões de brasileiros continua vivo” e prometeu uma oposição ferrenha pelos próximos quatro anos. “Serei a maior oposição que Lula jamais imaginou ter”.


20h25 – FHC festeja eleição de Lula à Presidência

Em uma breve mensagem no seu Twitter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou uma mensagem de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com uma parabenização, o tucano disse que, nestas eleições, “venceu a Democracia, venceu o Brasil”. Uma imagem com o petista também foi divulgada.


20h20 – Geraldo Alckmin celebra vitória no Twitter

Recém eleito vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) foi às redes sociais para comemorar a conquista de sua chapa presidencial com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A dupla, à partir do próximo ano, passará a comandar o país. Em uma mensagem rápida, o ex-governador de São Paulo disse: “Nós conseguimos, Lula”.


20h15 – Brasil está polarizado e precisa de conciliação entre visões de futuro, dizem comentaristas de Jovem Pan

Avaliando a vitória de Lula (PT) nas eleições de 2022, comentaristas e analistas políticas da Jovem Pan News demonstraram que, apesar da escolha pela pauta da esquerda, país segue dividido. Roberto Motta comentou que é o momento atual demanda responsabilidade e serenidade. Já Paulo Figueiredo se mostrou pouco otimismo para o futuro da nação e ressaltou que o Brasil verá “uma perseguição aos bolsonaristas”. Ricardo Salles também acredita que o país seguirá dividido. “O Congresso tem uma multiplicidade de pensamentos, mas nem todos os elegidos serão oposição. Muitos acabam indo para quem está no poder”, considerou. Clique aqui para saber mais.


20h10 – Presidente da Colômbia comemora volta de Lula à Presidência

Em seu Twitter, o presidente colombiano Gustavo Petro comemorou a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma breve mensagem, o esquerdista publicou: “Viva Lula”.


20h04 – Eduardo Leite fala após vitória nas urnas

Primeiro candidato reeleito desde a redemocratização ao cargo de governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite pediu “união” após definição da preferência do eleitorado gaúcho. “Essa eleição mostrou que os gaúchos querem paz, respeito e união. O Rio Grande do Sul falou mais alto nessa eleição. Faremos um governo de mais diálogo”, prometeu.


19h58 – Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente do Brasil neste domingo, 30, no segundo turno das eleições de 2022, levando o petista ao seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto – os dois anteriores foram 2002 e 2006. Na eleição mais disputada da história do país, o novo presidente terá de enfrentar um país totalmente rachado. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 98,9% das urnas apuradas, Lula tem 50,8% dos votos válidos e é considerado matematicamente eleito. Jair Bolsonaro (PL), o atual presidente da República, está com 49,2% dos votos, e ficou em segundo lugar. Pela primeira vez na história, um ex-presidente volta a ocupar o Palácio do Planalto, sem estar disputando uma reeleição.


19h50 – Boletim do TSE atualiza urnas substituídas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou seu balanço da quantidade total de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas até às 19h30. Nas capitais, houve um total de 248 trocas de urnas, o que representa 0,83%. No interior, foram 492 alterações, ou 0,57% e, no total, 740 substituições pelo país, ou 0,64%.


19h44 – Onyx Lorenzoni reconhece derrota no Rio Grande do Sul

Em um pronunciamento , o candidato derrotado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) realizou um pronunciamento e reconheceu a derrota nas urnas para Eduardo Leite (PSDB). Em sua breve fala, o ex-ministro do governo Bolsonaro afirmou que, “na democracia, a vontade da população é soberana”. “Desejei a ele que consiga corresponder às expectativas”, finalizou.


19h40 – Virada no eleitorado mineiro na votação à Presidência

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de assumir a liderança no Estado de Minas Gerais, com 50,02% dos votos, contra 49,98% de Jair Bolsonaro (PL). Historicamente, o Estado representa uma antecipação do resultado da eleição nacional. O entendimento é que o candidato vitorioso no Estado também, tradicionalmente, é o vencedor no país. A diferença era de pouco mais de 5 mil votos.


19h35 – Manifestantes celebram liderança de Lula na Avenida Paulista

Com 50,75% dos votos totais e quase 98% das urnas eletrônicas apuradas no país, eleitores petistas acumulam-se na Avenida Paulista para celebrar o possível retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto.

Avenida Paulista

Movimentação de militantes, com grande concentração de policiais, na Avenida Paulista, na zona central de São Paulo, neste domingo, 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições no país


19h33 – Jerônimo Rodrigues é eleito governador e mantém dinastia do PT na Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia. Com 96,13% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-secretário estadual de Educação já é matematicamente vitorioso entre o eleitorado baiano, somando 4,3 milhões de votos, o que representa 52,53% de apoio. Atrás dele, em segundo lugar, ficou ACM Neto (União Brasil), que recebeu 47,47% dos votos. Clique aqui para saber mais.


19h31 – Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas

Com 96,88% das urnas eletrônicas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) está matematicamente reeleito ao cargo no Palácio dos Palmares. Ele somou 52,38% dos votos no Estado e tem a vaga garantida por mais quatro anos. Em segundo lugar, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) alcançou 47,62% de apoio do eleitorado. Clique aqui para saber mais.


19h30 – Tarcísio Gomes de Freitas é eleito governador de São Paulo

O ex-ministro do Trabalho e da Previdência Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) foi eleito o novo governador de São Paulo, com 53,3% dos votos válidos. A confirmação da vitória republicana acontece após apuração de 93,3% das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição deste domingo, 30, confirma o protagonismo de Tarcísio de Freitas na disputa ao maior colégio eleitoral do país. Clique aqui para saber mais.


19h26 – Coronel Marcos Rocha é reeleito governador em Rondônia

Em disputa acirrada, o Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia. Com 96,3% das urnas apuradas, o político do União Brasil tinha 52,7% dos votos válidos. Ele venceu o candidato do Partido Liberal (PL), Marcos Rogério, que alcançou 47,3% dos votos. Foi a segunda participação de Rocha em uma eleição. Clique aqui para saber mais.


19h23 – Fábio Mitidieri supera Rogério Carvalho e é eleito novo governador de Sergipe

Em uma eleição conturbada, que contou com o indeferimento de uma candidatura a três dias do primeiro turno, a população do Estado de Sergipe foi às urnas neste domingo, 30, e escolheu seu novo governador: Fábio Mitidieri (PSD). O empresário de 45 anos, que atualmente exerce o cargo de deputado federal, protagonizou uma virada neste segundo turno, já que no dia 2 de outubro o congressista passou para a decisão do pleito ao cargo de governador em segundo lugar. Clique aqui para saber mais.


19h20 – Raquel Lyra derrota Marília Arraes e é eleita governadora de Pernambuco

O Estado de Pernambuco terá uma nova governadora pelos próximos quatro anos: Raquel Teixeira Lyra Lucena (PSDB). Assim como no primeiro turno, neste domingo, 30, a política tucana foi a candidata mais votada para o cargo de chefe do Executivo pernambucano e foi eleita com 58,87% dos votos válidos. Sua adversária, Marília Arraes (Solidariedade), contabilizou 41,13% da preferência do eleitorado, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.


19h16 – PSDB comemora vitórias nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

Após a confirmação de que Eduardo Leite, Eduardo Riedel e Raquel Lyra foram eleitos no RS, MS e PE, respectivamente, o perfil no Twitter do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) celebrou os triunfos e afirmou que sai “revigorado” deste domingo, 30. “Parabéns aos nossos candidatos!”, pontuou a legenda.


19h13 – MPT registra mais de 2.500 denúncias de assédio eleitoral em todo o país

O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou 2.544 denúncias de assédio eleitoral em todo o território nacional nas eleições deste ano. Segundo o MPT, 1945 empresas foram alvo de denúncias. Os números são bem maiores se comparado com o pleito de 2018. Na ocasião, foram 212 queixas do crime, com 98 empresas denunciadas. Clique aqui para saber mais.


19h10 – Jorginho Mello vence Décio Lima e é eleito governador de Santa Catarina

O senador Jorginho Mello (PL) confirmou a expectativa das pesquisas eleitorais e foi eleito o novo governador do Estado de Santa Catarina, neste domingo, 30. Com 77,2% das urnas apuradas, o candidato do Partido Liberal, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, tinha 70,8% dos votos válidos, ante 29,2% de seu adversário, o petista Décio Lima (PT), de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.


19h07 – Alexandre de Moraes visita a sala de totalização dos votos

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, visitou a sala de totalização dos votos do órgão após o fim do prazo para votação. Com sede em Brasília, o mandatário da Corte foi recepcionado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente. No local, o magistrado agradeceu aos servidores pelo trabalho realizado, não somente durante o pleito, mas em todo o processo eleitoral.


19h04 – Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Estado de Rio Grande do Sul, com vitória no segundo turno das eleições 2022. Ao lado de seu vice, Gabriel Souza (MDB), o tucano alcançou 3,3 milhões de votos no Estado, o que representa 57,10% de apoio do eleitorado gaúcho, considerando dados de 89,63% das urnas eletrônicas já apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.


19h – Wilson Lima confirma favoritismo e é reeleito governador do Amazonas

Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador do Amazonas no segundo turno das eleições 2022, neste domingo, 30. Com 90,69% das urnas apuradas, o atual chefe de Estado tinha 57% dos válidos. Seu adversário na corrida eleitoral, o senador Eduardo Braga (MDB), que governou o Estado entre 2003 e 2010, tinha 43% dos votos. Lima conquistou mais que o dobro de votos do emedebista no primeiro turno (819.784, ante 401.817 do parlamentar), o que lhe garantiu uma ampla vantagem. Clique aqui para saber mais.


18h56 – Petista assume a liderança na corrida à Presidência

Com quase 80% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a liderança na corrida ao comando do Palácio do Planalto e contabiliza 50,29% dos votos totais. Jair Bolsonaro (PL), atual mandatário e candidato à reeleição, têm 49,71%.


18h52 – João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi reeleito ao cargo neste domingo, 30. Com 97,19% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele acumula 52,33% dos votos e tem sua vaga garantida por mais quatro anos. Azevêdo venceu no segundo turno o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que computa 47,67% dos votos. Clique aqui para saber mais.


18h47 – Operação Eleições registra 308 crimes eleitorais e quase 40 prisões no segundo turno

Realizada em todo o Brasil e encabeçada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Eleições 2022 registrou neste domingo, 30, um total de 308 crimes eleitorais além de 81 ocorrências por tentativa ou violação do sigilo do voto. Outras 70 infrações foram cometidas por desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, além de 39 prisões.


18h42 – Avenida Paulista passa a receber manifestantes pró-Lula e pró-Bolsonaro

Após o fim do prazo eleitoral para votação e início da apuração das urnas eletrônicas, eleitores paulistanos passaram a ocupar a Avenida Paulista para acompanhar a contagem de votos. Com cânticos pró-Lula e pró-Bolsonaro, a população divide-se na expectativa do próximo presidente da República.

Avenida Paulista

Manifestantes tomam a Avenida Paulista para acompanhar a apuração das eleições presidenciais


18h34 – Renato Casagrande, do PSB, é reeleito governador do Espírito Santo

Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do Espírito Santo com 53,90% dos votos válidos no segundo turno. Ele desbancou Carlos Manato (PL) que obteve 46,10% dos votos na votação deste domingo, 30. A vitória era esperada, visto que o atual governador obteve uma grande vantagem sobre o adversário também no primeiro turno, quando recebeu 46,94% dos votos enquanto Manato somou 38,48%. Clique aqui para saber mais.


18h30 – Votação para presidente ultrapassa a metade das urnas apuradas

Com 50% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro tem 50,3% dos votos, ante 49,7% de Lula. A diferença de pontos percentuais entre os candidatos segue em queda.


18h27 – Eduardo Riedel é eleito governador do Mato Grosso do Sul

Com 93% das urnas apuradas, ex-secretário de Infraestrutura do Estado foi eleito neste domingo, 30, governador do Mato Grosso do Sul.  Eduardo Riedel (PSDB) acumula 56,43% dos votos e tem sua vaga garantida para os próximos quatro anos. Riedel venceu no segundo turno o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que computa 43,57% dos votos. Clique aqui para saber mais.


18h23 – Polícia Militar de São Paulo realiza policiamento com drones no centro paulistano

Por meio das redes sociais, a instituição afirmou que houve uma intensificação no policiamento na região da Avenida Paulista, na capital. “Equipe “Olho de Águia” da PM acompanha a movimentação dos eleitores por meio de drone”, explica a PMSP.


18h18 – Leite busca reeleição e mais quatro anos de comando no Paládio do Piratini

No Rio Grande do Sul, onde mais da metade das urnas eletrônicas já foram apuradas, o candidato Eduardo Leite (PSDB) acumula quase 400 mil votos a mais do que Onyx Lorenzoni, ex-ministro do governo Bolsonaro. O tucano e candidato à reeleição segue com 55,83% dos votos contra 44,17% de seu adversário.


18h10 – Diferença de Bolsonaro para Lula segue em queda

Com mais de um terço das urnas eletrônicas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança, mas sua vantagem encontra-se em queda. Em pontos percentuais, a diferença entre o candidato a reeleição e o ex-presidente Lula (PT), que já foi de 10,78 p.p., encontra-se no momento com 1,5 ponto percentual.


18h05 – Moraes diz que caso envolvendo Carla Zambelli não é de responsabilidade do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o caso envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), onde a parlamentar apontou uma arma a um homem, não é de responsabilidade da Corte Eleitoral. O caso ocorreu na tarde de ontem, 29, em São Paulo, e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Clique aqui para saber mais.


18h – Considerada estado chave no jogo eleitoral, Bolsonaro vira em Minas Gerais

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está na frente em Minas Gerais, que tradicionalmente antecipa o resultado da eleição nacional. A região é considerada estratégica, já que nenhum presidente eleito desde a redemocratização perdeu no Estado. Até 17h59, o mandatário tinha 50,07%, ante 49,93% de Lula. A diferença era de pouco mais de 2 mil votos.


17h57 – Tarcísio de Freitas amplia liderança na corrida ao Palácio dos Bandeirantes

Após ter mais de 10% das seções eleitorais apuradas no Estado mais rico do país, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com quase 1.5 milhão de votos ou 58,01% da preferência do eleitorado. Já o candidato petista, Fernando Haddad (PT), segue com pouco mais de um milhão de votantes, com 41,99%.


17h54 – Bolsonaro vence disputa no Distrito Federal

Com mais de 95% das urnas apuradas no DF, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o mais escolhido entre os eleitores locais. Até o momento, quase 1 milhão de votantes foram às urnas e escolheram o candidato à reeleição, Lula aparece com 41,10% da preferência do eleitorado, com 696.183 votos.


17h48 – Disputa acirrada pelo cargo de governador da Bahia

A disputa na Bahia encontra-se acirrada, com menos de 30 mil votos separando a liderança de ACM Neto (União Brasil), que está com 50,86% e 527.473 dos votos totais, de Jerônimo (PT), com 49,14% e 509.656 eleitores baianos. Na região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida ao Planalto com 72,72% na preferência dos votantes locais e Bolsonaro com 27,28%.


17h42 – Apuração avançada no Estado do Amazonas

Já em terras amazonenses, o candidato Wilson Lima (União Brasil) aproxima-se dos 500 mil votos e contabiliza quase 60% dos votos. Eduardo Braga (MDB), que também concorre ao cargo de chefe do Executivo estadual, têm 41,59% da preferência do eleitorado com quase 40% das urnas eletrônicas apuradas.


17h38 – Paulo Dantas abre contagem de votos na liderança no Alagoas

No Estado alagoano, onde as urnas eletrônicas ultrapassaram os 3% de apuração, o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Dantas (MDB), aparece com 55,70% dos votos válidos. Seu adversário, Rodrigo Cunha (União Brasil), contabiliza 44,30% do eleitorado.


17h35 – Bolsonaro segue na liderança do pleito federal

Com 10,09% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança com 52,05% dos votos, o que representa pouco mais de 6 milhões eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 47,78% dos votos, ou mais 5.5 milhões de votos. A diferença entre ambos é de pouco mais de 510 mil eleitores.


17h30 – Tarcísio lidera corrida ao governo em São Paulo

Com 1% das urnas eletrônicas para o cargo de governador em São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a corrida para comandar o Palácio dos Bandeirantes no próximo quadriênio com 60,22% dos votos contra 39,78% de Fernando Haddad (PT).


17h22 – Apuração presidencial passa de 1% das urnas apuradas. 

Com 1,16% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 56,68% dos votos, o que representa pouco mais de 833 mil eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 43,32% dos votos, ou quase 637 mil votos.


17h20Com tabelas e mapas, Jovem Pan realiza acompanhamento dos resultados eleitorais. Clique aqui para conferir a apuração em tempo real.


17h10 – Quase 20 Estados brasileiros já iniciaram a contagem dos votos

Distrito Federal, Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins já passaram a divulgar os votos dos eleitores para Presidência e, em Estados que encontram-se com a disputa de governador em aberto, dos chefes do Executivo estadual. No DF, com 1,01% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 59,52% dos votos, o que representa pouco mais de 10 mil eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 40,48% dos votos, ou quase 7 mil votos.


17h – Urnas são fechadas em todo o Brasil e apuração se inicia

Com o fim do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as votações fossem realizadas, o portal do órgão passou a realizar a apuração das urnas eletrônicas. Nos demais países, a divulgação dos resultados encontra-se adiantado, com mais de 50% das urnas apuradas. Lula encontra-se na liderança com 57,29% e Bolsonaro com 42,71% da preferência do eleitorado.


Neste domingo, 30, o segundo turno das eleições de 2022, 156 milhões de brasileiros foram às urnas eleger o presidente do Brasil, além de 12 Estados escolheram seus representantes para os cargos de governadores. Na primeira etapa de votação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 57.259.504 votos, o equivalente a 48,43% do eleitorado brasileiro, ante 43,20% do atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que chegou a 51.072.345 votos. Em tempo real, acompanhe a apuração das urnas eletrônicas e dos nomes que passarão a comandar os Estados e a Presidência.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.